sábado, 20 de agosto de 2011

Uma estrada de ferro para a Região dos Lagos.

Como toda estrada de ferro, a Estrada de Ferro Maricá EFM levou desenvolvimento e progresso para a Região dos Lagos. A EFM ligava os municípios de São Gonçalo até Cabo Frio possuindo 25 estações e paradas.

Esse blog visa resgatar a memória dessa estrada que foi importante tanto para São Gonçalo quanto para toda Região dos Lagos.

3 comentários:

  1. o engraçado destes horarios constante da tabela na foto, do expresso (chamado de UN1 quando ia em direçao a CAbo Frio e UN2 quando voltava)é que na realidade o trem tinha horario pra sair, mas depois da estaçao RAul Veiga começava a atrasar e na maioria das vezes o expresso cruzava em Maricá com o UN2 e durante o tempo em que eu viajei nele com minha mae para cabo frio nunca paramos para almoço em sampaio correia, mas em maricá onde havia um restaurante bem na pracinha em frene a estação. A chegada daquele trem em cao frio era por volta de 18horas, isto é, quase doze horas de viagem rsrsrsr mas era muito legal, apreciar as paisagens a 20km por hora.

    ResponderExcluir
  2. quero só retificar meu comentario sobre o prefixo do trem expresso que era S1 e S2 em vez de UN1 e UN2 que era prefixo do trem noturno do outro ramal queligava niteroi a visconde de itaborai. Fiz confusao porque eu fui auxiliar telegrafista naquele ramal, na estaçao de alcantara e itambi.

    ResponderExcluir
  3. Belo post. Sempre que vou à Maricá fico numa pousada perto da lagoa em São José de Imbassaí, olha a página do facebook: http://www.facebook.com/pages/Pousada-da-Vov%C3%B3-Bellina/453402578027727

    ResponderExcluir